Um levantamento feito pela Social Miner trouxe dados importantes sobre como foram as compras de dia dos namorados dos brasileiros. Fique de olho nesses insights para suas próximas ações.
– 67,6% DAS COMPRAS ACONTECERAM VIA DESKTOP, E APENAS 32,4% VIA MOBILE: Será que seu site é adaptado para a navegação no celular, mostra os produtos com clareza, possui facilidade e segurança na finalização das compras? Não se esqueça que agora sua vitrine é virtual!
– OS BRASILEIROS CONTINUARAM DEIXANDO AS COMPRAS PARA A ÚLTIMA HORA:O MAIOR PICO DE VENDAS FOI EM 9 DE JUNHO: Pense nas formas de entrega que você está trabalhando: se meu cliente deixa para comprar de última hora, mesmo no on-line, como vou fazer para entregar o presente a tempo?
– O FATURAMENTO DOBROU E O TICKET MÉDIO AUMENTOU: Além de ter dobrado o faturamento das vendas em relação ao ano passado (saltando de R$2,99 bilhões para a R$6,45 bilhões, um aumento de 117%), o ticket médio também aumentou, mostrando que no cenário de crise, deve-se aproveitar muito bem as datas comemorativas para retomar as vendas do varejo.
– HOUVE AUMENTO DE 144% NO NÚMERO DE DOWNLOADS DE APLICATIVOS DE E-COMMERCES: o destaque aqui foi para as categorias Artigos esportivos e Moda. O cliente quer facilidade e vantagens especiais que os apps das marcas propicionam!
– 21,1% COMPRARAM PRESENTE NA MESMA LOJA DO ANO PASSADO: você está fidelizando seus clientes? O aumento de 7% nessa taxa em comparação com o ano anterior pode ser reflexo das boas estratégias de relacionamento e fidelização com os clientes.
Veja o relatório completo da Social Miner aqui:
Dia dos Namorados nos e-commerces: Relatório mostra novo comportamento do consumidor
São Paulo, junho de 2020 – Como já era de se esperar, com o distanciamento social devido à pandemia pelo coronavírus, houve um aumento considerável no faturamento dos e-commerces. Um levantamento feito pela Social Miner, empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados, mostra o comportamento do consumidor na data. A pesquisa utilizou como base os mais de 43 milhões de cadastros da Social Miner , e 40 milhões de dados de aquisição de aplicativos das categorias de e-commerce e encontros do RankMyAPP, empresa de inteligência de apps e líder no segmento.
Na data mais romântica do varejo virtual, os homens compraram mais que as mulheres. Eles foram responsáveis por 50,3% das conversões, enquanto elas representaram 49,7%. 93,8% do público que comprou eletrônicos e informática se declarou do sexo masculino. Já quando olhamos para itens de beleza, 86,6% das compras foram realizadas por mulheres,como podemos ver no ranking de vendas por categorias:

*dados referentes a base da Social Miner, considerando o período de 28/05 a 12/06 de 2020
Que os brasileiros costumam deixar para comprar presentes de última hora, não é novidade, e não mudou. Tanto que o maior pico de vendas registrado neste período pré dia dos namorados foi em 09 de junho, dia que representou 4,3% das vendas totais do período.

*dados referentes a base da Social Miner, considerando o período de 12/05 a 12/06 de 2020
O faturamento alcançado só entre os dias 28 de maio e 12 de junho deste ano mais que dobrou em relação ao ano passado, saltando de R$2,99 bilhões para a R$6,45 bilhões, um aumento de 117%.
Apesar da crise, os consumidores gastaram mais nos presentes neste ano. De acordo com dados da Compre&Confie, parceira da Social Miner, em comparação com o ano passado, o ticket médio cresceu 1,4%, indo de R﹩400,91 para R﹩406,67. Os homens investiram mais nos presentes, o que pode ser reflexo dessa preferência do gênero por eletrônicos. Eles gastaram, em média, R﹩474,10, enquanto elas desembolsaram R﹩357,18, uma diferença de R﹩116,92.
Sobre as vendas por região, os maiores compradores estão na região sudeste, que detém 62,5% do total compras online. O sul ficou em segundo, com 14,8%, nordeste aparece em terceiro com 14,3%, centro-oeste vem em seguida, com 5,8%, e norte 2,6%. Os estados que ficaram no topo da lista de maiores compradores nos e-commerces foram São Paulo (38,71%), Rio de Janeiro (11,41%) e Minas Gerais (10,31%), que concentram juntos mais de 60% das vendas ocorridas entre 28 de maio e 12 de junho. Abaixo é possível ver o desempenho de cada localidade:

67,6% das compras aconteceram via desktop, e apenas 32,4% via mobile. Essa discrepância está pode estar relacionada à possibilidade de visualizar detalhes dos produtos com mais clareza no desktop, e à praticidade de finalizar a compra no mesmo dispositivo que está utilizando no dia a dia – provavelmente durante o trabalho. No gráfico abaixo é possível ver a representatividade dia a dia de cada um deles, onde podemos notar que, aos finais de semana, o mobile ganha mais força:

*dados referentes a base da Social Miner, considerando o período de 12/05 a 12/06 de 2020
Mesmo que o montante de compras via aparelhos móveis seja menor que o via desktop, ele é bastante considerável. Inclusive, vale ressaltar que, segundo o RankMyAPP, houve um aumento de 3% nas conversões -visitas que resultaram em instalação– via aplicativos de celular.
Outro dado interessante sobre o universo mobile, é o aumento de 144% no número de downloads de aplicativos de e-commerces. Só no dia primeiro de junho, foram instalados 247 mil apps – com destaque para o aumento na procura dentro das categorias Artigos esportivos e Moda. Confira a diferença do volume de instalações do ano passado para esse ano:

*dados referentes a base do RankMyAPP, apurados entre os dias 12/05 e 12/06 de 2020
Reforçando a importância de fidelização dos clientes, a taxa de consumidores que fizeram as compras de Dia dos Namorados neste ano na mesma loja onde já tinham comprado no ano passado foi de 21,1%, o que representa um aumento de 7% em comparação com o ano anterior. Para o CEO e cofundador da Social Miner, Ricardo Rodrigues, “as empresas têm investido mais em boas estratégias de retenção, e se atentado mais ao comportamento das pessoas nos e-commerces o que tem surtido efeitos bastante positivos”.
Para contribuir e otimizar ainda mais essa relação vendedor x cliente, ainda mais diante dos impactos causados pela Covid-19, a Social Miner segue levantando dados. Para conferir informações, atualizadas semanalmente, basta acessar: http://conteudo.socialminer.com/impactos-coronavirus-ecommerce .
Sobre a Social Miner:
Fundada em 2014 por Ricardo Rodrigues e Roger Mattos, a Social Miner é uma empresa especializada em dados de comportamento do consumidor online, com uma base superior a 41 milhões de cadastros, que desenvolveu a exclusiva metodologia de People Marketing. Através de inteligência própria e humanização, compreende a jornada de compra de cada usuário e identifica a linguagem e contexto ideais para se comunicar com cada um, ajudando sites e e-commerces a aumentar suas conversões. Entre seus mais de 100 clientes, estão grandes players do mercado, como Natura, Nike, Brastemp, Renner, Brasil Brokers, EAD Laureate, Avon e Carrefour. Em 2018, recebeu aporte do Canary, fundo de investimento especializado em startups em estágio pré-série A.
Sobre o RankMYAPP:
O RankMyAPP é a primeira empresa brasileira 100% focada em inteligência e performance mobile, com foco em aquisição de usuários para apps. Criada em 2015, a empresa possui mais de 200 clientes enterprises, em sete países, 160 funcionários e está listada entre as três principais empresas de ASO do mundo, segundo a Business of Apps. Com tecnologia própria, o RankMyAPP é responsável por analisar mais de 1 milhão de registros de aplicativos, keywords e categorias, diariamente, aprimorando, assim, as otimizações e melhorando a performance dos resultados de seus clientes.