Dia dos Namorados nos e-commerces: como foi o comportamento do consumidor?

Um levantamento feito pela Social Miner trouxe dados importantes sobre como foram as compras de dia dos namorados dos brasileiros. Fique de olho nesses insights para suas próximas ações.

67,6% DAS COMPRAS ACONTECERAM VIA DESKTOP, E APENAS 32,4% VIA MOBILE: Será que seu site é adaptado para a navegação no celular, mostra os produtos com clareza, possui facilidade e segurança na finalização das compras? Não se esqueça que agora sua vitrine é virtual!

– OS BRASILEIROS CONTINUARAM DEIXANDO AS COMPRAS PARA A ÚLTIMA HORA:O MAIOR PICO DE VENDAS FOI EM 9 DE JUNHO: Pense nas formas de entrega que você está trabalhando: se meu cliente deixa para comprar de última hora, mesmo no on-line, como vou fazer para entregar o presente a tempo?

– O FATURAMENTO DOBROU E O TICKET MÉDIO AUMENTOU: Além de ter dobrado o faturamento das vendas em relação ao ano passado (saltando de R$2,99 bilhões para a R$6,45 bilhões, um aumento de 117%), o ticket médio também aumentou, mostrando que no cenário de crise, deve-se aproveitar muito bem as datas comemorativas para retomar as vendas do varejo.

HOUVE AUMENTO DE 144% NO NÚMERO DE DOWNLOADS DE APLICATIVOS DE E-COMMERCES: o destaque aqui foi para as categorias Artigos esportivos e Moda. O cliente quer facilidade e vantagens especiais que os apps das marcas propicionam!

– 21,1% COMPRARAM PRESENTE NA MESMA LOJA DO ANO PASSADO: você está fidelizando seus clientes? O aumento de 7% nessa taxa em comparação com o ano anterior pode ser reflexo das boas estratégias de relacionamento e fidelização com os clientes.

Veja o relatório completo da Social Miner aqui:

Dia dos Namorados nos e-commerces: Relatório mostra novo comportamento do consumidor

São Paulo, junho de 2020 – Como já era de se esperar, com o distanciamento social devido à pandemia pelo coronavírus, houve um aumento considerável no faturamento dos e-commerces. Um levantamento feito pela Social Miner, empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados, mostra o comportamento do consumidor na data. A pesquisa utilizou como base os mais de 43 milhões de cadastros da Social Miner , e 40 milhões de dados de aquisição de aplicativos das categorias de e-commerce e encontros do RankMyAPP, empresa de inteligência de apps e líder no segmento.

Na data mais romântica do varejo virtual, os homens compraram mais que as mulheres. Eles foram responsáveis por 50,3% das conversões, enquanto elas representaram 49,7%93,8% do público que comprou eletrônicos e informática se declarou do sexo masculino. Já quando olhamos para itens de beleza, 86,6% das compras foram realizadas por mulheres,como podemos ver no ranking de vendas por categorias:

*dados referentes a base da Social Miner, considerando o período de 28/05 a 12/06 de 2020

Que os brasileiros costumam deixar para comprar presentes de última hora, não é novidade, e não mudou. Tanto que o maior pico de vendas registrado neste período pré dia dos namorados foi em 09 de junho, dia que representou 4,3% das vendas totais do período.

*dados referentes a base da Social Miner, considerando o período de 12/05 a 12/06 de 2020

O faturamento alcançado só entre os dias 28 de maio e 12 de junho deste ano mais que dobrou em relação ao ano passado, saltando de R$2,99 bilhões para a R$6,45 bilhões, um aumento de 117%.

Apesar da crise, os consumidores gastaram mais nos presentes neste ano. De acordo com dados da Compre&Confie, parceira da Social Miner, em comparação com o ano passado, o ticket médio cresceu 1,4%, indo de R﹩400,91 para R﹩406,67. Os homens investiram mais nos presentes, o que pode ser reflexo dessa preferência do gênero por eletrônicos. Eles gastaram, em média, R474,10, enquanto elas desembolsaram R357,18, uma diferença de R﹩116,92.

Sobre as vendas por região, os maiores compradores estão na região sudeste, que detém 62,5% do total compras online. O sul ficou em segundo, com 14,8%, nordeste aparece em terceiro com 14,3%, centro-oeste vem em seguida, com 5,8%, e norte 2,6%. Os estados que ficaram no topo da lista de maiores compradores nos e-commerces foram São Paulo (38,71%), Rio de Janeiro (11,41%) e Minas Gerais (10,31%), que concentram juntos mais de 60% das vendas ocorridas entre 28 de maio e 12 de junho. Abaixo é possível ver o desempenho de cada localidade:

67,6% das compras aconteceram via desktop, e apenas 32,4% via mobile. Essa discrepância está pode estar relacionada à possibilidade de visualizar detalhes dos produtos com mais clareza no desktop, e à praticidade de finalizar a compra no mesmo dispositivo que está utilizando no dia a dia – provavelmente durante o trabalho. No gráfico abaixo é possível ver a representatividade dia a dia de cada um deles, onde podemos notar que, aos finais de semana, o mobile ganha mais força:

*dados referentes a base da Social Miner, considerando o período de 12/05 a 12/06 de 2020

Mesmo que o montante de compras via aparelhos móveis seja menor que o via desktop, ele é bastante considerável. Inclusive, vale ressaltar que, segundo o RankMyAPP, houve um aumento de 3% nas conversões -visitas que resultaram em instalação– via aplicativos de celular.

Outro dado interessante sobre o universo mobile, é o aumento de 144% no número de downloads de aplicativos de e-commerces. Só no dia primeiro de junho, foram instalados 247 mil apps – com destaque para o aumento na procura dentro das categorias Artigos esportivos e Moda. Confira a diferença do volume de instalações do ano passado para esse ano:

*dados referentes a base do RankMyAPP, apurados entre os dias 12/05 e 12/06 de 2020

Reforçando a importância de fidelização dos clientes, a taxa de consumidores que fizeram as compras de Dia dos Namorados neste ano na mesma loja onde já tinham comprado no ano passado foi de 21,1%, o que representa um aumento de 7% em comparação com o ano anterior. Para o CEO e cofundador da Social Miner, Ricardo Rodrigues, “as empresas têm investido mais em boas estratégias de retenção, e se atentado mais ao comportamento das pessoas nos e-commerces o que tem surtido efeitos bastante positivos”.

Para contribuir e otimizar ainda mais essa relação vendedor x cliente, ainda mais diante dos impactos causados pela Covid-19, a Social Miner segue levantando dados. Para conferir informações, atualizadas semanalmente, basta acessar: http://conteudo.socialminer.com/impactos-coronavirus-ecommerce .

Sobre a Social Miner:

Fundada em 2014 por Ricardo Rodrigues e Roger Mattos, a Social Miner é uma empresa especializada em dados de comportamento do consumidor online, com uma base superior a 41 milhões de cadastros, que desenvolveu a exclusiva metodologia de People Marketing. Através de inteligência própria e humanização, compreende a jornada de compra de cada usuário e identifica a linguagem e contexto ideais para se comunicar com cada um, ajudando sites e e-commerces a aumentar suas conversões. Entre seus mais de 100 clientes, estão grandes players do mercado, como Natura, Nike, Brastemp, Renner, Brasil Brokers, EAD Laureate, Avon e Carrefour. Em 2018, recebeu aporte do Canary, fundo de investimento especializado em startups em estágio pré-série A.

Sobre o RankMYAPP:

O RankMyAPP é a primeira empresa brasileira 100% focada em inteligência e performance mobile, com foco em aquisição de usuários para apps. Criada em 2015, a empresa possui mais de 200 clientes enterprises, em sete países, 160 funcionários e está listada entre as três principais empresas de ASO do mundo, segundo a Business of Apps. Com tecnologia própria, o RankMyAPP é responsável por analisar mais de 1 milhão de registros de aplicativos, keywords e categorias, diariamente, aprimorando, assim, as otimizações e melhorando a performance dos resultados de seus clientes.

About the author

Eleito em 2014 o profissional mais engajado do LUXO pelo LinkedIn, sou formado em Marketing pela Universidade Mackenzie e especializado em Digital Acceleration pela Hyper Island (Suécia).
LinkedIn
Share
Instagram